sexta-feira, 22 de abril de 2011

Diferenças entre Franquia e Negócio Independente



Muita gente fica com dúvidas sobre o que é uma franquia e um negócio independente, veja a seguir as diferenças entre as duas modalidades de empreendimento.

Produto ou Serviços (Franquia):
  1. Oferece produtos ou serviços já desenvolvidos, testados e implantados no mercado
  2. Oferece de imediato marca de produtos ou serviços com boa aceitação no mercado, dependendo do tipo de franquia
  3. O franqueador tem liberdade limitada na escolha de produtos ou serviços, dependendo da modalidade de franquia, para evitar riscos de mercado
Produto ou Serviços (Negócio Independente):
  1. Requer Know-how para criar produtos ou serviços e desenvolvêlos, testá-los e implantá-los no mercado.
  2. Requer tempo para conquistar a aceitação do mercado, de marca e de produtos ou de serviços a ser comercializados.
  3. O empreendedor tem plena liberdade para escolher os produtos ou os serviços, embora com maiores riscos de aceitação do mercado.
Localização (Franquia):
  1. Fornece consultoria para escolha do local e arranjo físico da empresa, dependendo da categoria da franquia.
  2. A consultoria da franquia já é testada no mercado, dependendo do setor e da modalidade do negócio.
  3. O custo da consultoria é menor do que um negócio independente- economia de escala.
Localização (Negócio Independente):
  1. Há necessidade de contratação de consultoria externa, principalmente no caso de inexperiência do empreendedor.
  2. É necessário testar a localização de forma independente.
  3. O custo da consultoria é maior do que na franquia – custo unitário independente.
Mercado (Franquia):

  1. Oferece marcas testadas e com aceitação de mercado, dependendo do tipo de franquia.
  2. Fornece consultoria para pesquisa e conhecimento do mercado específico, dependendo do tipo de franquia, nos seguintes aspectos:- área de atuação- produto ou serviço- público potencial- concorrentes- fornecedores- preços e comercialização- propaganda, publicidade e promoções - planejamento de marketing
  3. O custo da consultoria é menor que no negócio.
Mercado (Negócio Indepentende):
  1. Há necessidade de pesquisar marcas já testadas, experimentadas e com aceitação no mercado.
  2. Há necessidade de contratação de consultoria externa, em caso de inexperiência do empreendedor para realizar pesquisas de mercado, referentes aos seguintes aspectos:- área de atuação- produto ou serviço- público potencial- concorrentes- fornecedores- preços e comercialização- propaganda, publicidade e promoções - planejamento de marketing
  3. O custo da consultoria é maior no que na franquia – custo unitário.
Administração de Pessoal (Franquia):
  1. Fornece consultoria em administração de pessoal, metodologia, incluindo aspectos legais e jurídicos, dependendo da modalidade da franquia.
  2. A consultoria da franquia já é testada no mercado, dependendo da sua modalidade.
  3. O custo da consultoria é menor do que no negócio independenteeconomia de escala.
Administração de Pessoal (Negócio Independente):
  1. Há necessidade de contratação de consultoria externa em administração de pessoal, incluindo aspectos legais e jurídicos, em caso de inexperiência do empreendedor.
  2. É necessário testar métodos de administração de forma independente.
  3. O custo da consultoria é maior do que na franquia- custo unitário independente.
Suprimentos e Equipamentos (Franquia):
  1. Fornece consultoria para especificar material, máquinas e equipamentos e administra a relação comercial com fornecedores, incluindo assessoria jurídica, dependendo da modalidade de franquia.
  2. Compra em escala, com menor custo unitário para o franqueado.
  3. A consultoria da franquia já é testada no mercado, dependendo de sua modalidade. O custo desta consultoria é menor do que no negócio independenteeconomia de escala.
  4. A liberdade do franqueado para escolher fornecedores é limitada, porém com menores riscos.
Suprimentos e Equipamentos (Negócio Independente):
  1. Há necessidade de contratar consultoria externa- ou de bastante pesquisa de mercado- para a aquisição de máquinas, suprimentos e equipamentos, a fim de obter menores custos.
  2. Na administração da relação comercial com fornecedores, em caso de problemas jurídicos, o empresário assume responsabilidade integral.
  3. Os custos unitários são maiores para o empresário independente, pelo pequeno volume de compras. O custo da consultoria externa é maior que na franquia – custo unitário.
  4. O empresário tem total liberdade para seleção e aquisição, mas pode enfrentar maiores riscos em relação aos fornecedores.
Finanças (Franquia):
  1. Fornece consultoria em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, dependendo da modalidade de franquia.
  2. A consultoria da franquia já é testada no mercado, dependendo de sua modalidade.
  3. O custo desta consultoria (taxa de franquia) é menor do que no negócio independente- economia de escala.
  4. Há liberdade limitada para o franqueado, com menores riscos.
Finanças (Negócio Independente):
  1. Há necessidade de contratação de consultoria externa em administração financeira, incluindo aspectos legais e jurídicos, em caso de inexperiência do empreendedor.
  2. É necessário testar métodos de administração de forma independente.
  3. O custo da consultoria é maior do que na franquia- custo unitário independente.
  4. Há liberdade total para o empresário, embora com maior grau de riscos.

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