terça-feira, 17 de maio de 2011

Mulheres dominam franquias

Empresária do Ceará decidiu abrir uma franquia pelo suporte técnico e apoio logístico

Empresas que possuem filiais em outras cidades apostam na delicadeza e determinação femininas como requisito


Quem tem a oportunidade de montar o próprio negócio, em geral, pensa primeiramente na chance de deixar de ser funcionário para virar patrão.

Até aí, tudo bem! Acontece que a simples inversão de papéis exige uma lista de requisitos. A experiência profissional ajuda, mas o futuro empresário deve também entender de seu negócio, assim como saber administrar contas e o principal: lidar com gente.

Não é à toa que as mulheres vêm ganhando fatia significativa no mercado de franquias. De acordo com a Rizzo Franchise, uma das mais tradicionais empresas de consultoria e pesquisa sobre franquias da América Latina, o faturamento de empresas lideradas por mulheres apresentou aumento de até 32% do que lojas gerenciadas por homens.

Segundo o especialista em Franchising, Marcus Rizzo, "as mulheres se adaptam melhor aos padrões, são mais organizadas e possuem maior estabilidade com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor rotatividade de pessoal".

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, atualmente, o Brasil conta com 61 mil mulheres à frente do próprio negócio em franquias, de um total de 160.272 negócios neste setor. A maioria entre 36 e 45 anos.

Caso de sucesso
Com apenas 28 anos, Rafaella Nóbrega Araújo é um exemplo de que o apelo e sensibilidade feminina são ferramentas poderosas na hora de comandar o próprio negócio.

À frente de uma franquia da Morana em Fortaleza - rede de lojas de bijuterias finas - ela atua há 1 ano e revela por que optou por esta modalidade. "Na franquia, há uma estrutura já montada, existe suporte técnico e logístico, o que facilita a reposição de produtos. Existe também uma estrutura de marketing já formatada além de que, os riscos são minimizados, pois se adere a uma rede com marca consolidada e estrutura pronta".

A empresária ainda reforça sua escolha. "No negócio independente, eu teria que identificar fornecedores próprios; o que é um pouco complicado, montar toda uma estrutura de logística. Enfim, no negócio independente existe uma série de riscos, pois tudo é novo".

Vantagens das franquias
As facilidades apontadas por Rafaella Nóbrega confirmam os dados levantados na pesquisa da Rizzo Franchise. Do universo de 41% total de mulheres franqueadas no Brasil, entre os principais motivos pela escolha estão: maior suporte, apoio na localização para instalação do negócio, segurança e trabalho próximo da família.

No caso de Rafaella, a empresa conta com o apoio do pai e suas irmãs. "Meu pai me dá suporte na área financeira, enquanto eu e minhas irmãs - que são sócias - cuidamos da área administrativa, envolvendo contratação de funcionários, reposição de produtos e preparação de vitrines". A empresária esclarece que além de toda essa integração, ela procura estar presente na loja para realizar um atendimento personalizado.

Público-alvo
Dependendo da franquia, uma das exigências básicas para abrir uma filial é ser mulher. A Onodera - rede que atua com estética facial e corporal - tem o público feminino como foco e só abre exceção para casais, desde que a mulher esteja à frente.

De olho nas clientes
Segundo a diretora da empresa, Lucy Onodera, o requisito busca garantir que as responsáveis acompanharão de perto os resultados e nível de satisfação de todas as mulheres atendidas pela rede."Se o proprietário for um homem, a cliente não se sentirá à vontade de vê-lo circulando na unidade e conferindo os resultados alcançados com os nossos tratamentos", explica a empresária. Apesar da exigência, a rede Onodera Já possui 54 negócios operados por mulheres.

Facilidades
Entre os motivos que levam empresárias a investir em franquias estão: maior suporte e ferramentas para sua operação.

Mais apoio na localização para a instalação do negócio.

Maior segurança e estabilidade para competir no mercado de trabalho.

Manter proximidade da família.

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